profissões para quem gosta de escrever

Quais são as melhores profissões para quem gosta de ler e escrever?

Para algumas pessoas, a leitura é mais do que apenas um hobby, é parte integrante de sua vida cotidiana. Se você é um bibliófilo confirmado, o emprego dos seus sonhos seria aquele que o cercava de livros dia após dia. Se está buscando por profissões para quem gosta de ler e escrever, estar cercado de livros é muito mais do que um sonho.

Fizemos uma seleção especial de profissões para quem gosta de ler e escrever para que você possa entender qual dessas profissões você mais se identifica. Confira a seguir.

profissões para quem gosta de escrever

DICA: Como conseguir bolsa na faculdade https://vaidebolsa.com.br/

Profissões para quem gosta de ler e escrever

Revisor

Para quem gosta de ler, a profissão de revisor é muito interessante. Os revisores devem combinar atenção extraordinária aos detalhes com uma compreensão especializada das regras de redação.

Seu campo de atuação é vasto, pois eles trabalham em qualquer lugar: blogs, editoras, revistas, escolas, empresas de marketing e muito mais. Se houver palavras envolvidas, provavelmente haverá revisores à espera! Frequentemente, os revisores são funcionários contratados que podem fazer seu próprio horário e definir sua própria taxa de pagamento.

Editor de conteúdo

Embora os revisores sejam proficientes em regras gramaticais, os editores de textos são especialistas no estilo particular de um determinado editor. Em outras palavras, um editor de conteúdo é um revisor especializado.

profissões para quem gosta de escrever

Se a sua ideia do trabalho perfeito é trabalhar para um editor e ler livros o dia todo para corrigir a formatação, o estilo e a gramática, você poderá ter uma carreira como editor de conteúdo.

Agente literário

Os agentes literários são os guardiões da indústria editorial tradicional; eles passam muito tempo lendo cartas de consulta e manuscritos não publicados para encontrar ótimos livros novos. Mas bons agentes literários adoram cultivar relacionamentos tanto quanto adoram ler novos livros. Os agentes devem conhecer os editores de diversas editoras para conectar escritores aos editores.

Os agentes literários também negociam contratos e, portanto, devem ter uma assertividade amigável e conhecimento jurídico, para que seus contratos sejam feitos baseados na legislação vigente.

Se o seu emprego dos sonhos envolve muita leitura e muita conversa fiada, você pode estar pronto para uma carreira como agente literário. Essa é uma das principais profissões para quem gosta de ler e escrever.

Editor de conteúdo freelancer

Os escritores que trabalham por conta própria são procurados por sua experiência como editores. Muitas vezes, é necessária uma reputação no setor editorial para estabelecer conhecimentos editoriais como editor de conteúdo freelancer.

Os editores de conteúdo freelancers passam muito tempo lendo e também têm a satisfação de ver que seus conselhos melhoram a arte de escrever de outras pessoas.

Revisor de livros

Você pode receber uma opinião sobre os livros quando se tornar um revisor de livros. Embora você possa ou não conseguir transformar suas resenhas de livros em um emprego de tempo integral, você ainda poderá ganhar um pouco de dinheiro extra fazendo algo que ama de qualquer maneira (ler livros).

Além disso, autores / editores que procuram críticas geralmente distribuem livros gratuitos para os revisores.

Acadêmico / professor / pesquisador

Se você gosta de ler e pesquisar – e de falar sobre sua leitura e pesquisa, pode ter um futuro no mundo acadêmico. No entanto para se tornar um acadêmico, professor ou pesquisador é necessário um diploma na área específica de ensino, e dependendo do grau de instrução, seja necessário um doutorado ou mestrado.

No entanto, essa é uma carreira estável, com boas remunerações. Dessa forma, você consegue unir uma paixão a uma profissão, que não te desamparará no futuro, no momento da sua aposentadoria.  

Bibliotecário

Se você gosta de ler tanto que simplesmente estar perto de livros é suficiente para fazê-lo suspirar de felicidade, pode ter uma carreira como bibliotecário.

Existem muitos tipos diferentes de bibliotecários que têm diferentes tipos de conhecimento. Mas a maioria das carreiras em ciências das bibliotecárias inicia-se com um investimento no ensino superior.

Advogado

Você pode se surpreender ao encontrar “advogado” em nossa lista de carreiras para pessoas que gostam de ler, mas o fato é que os advogados devem ler muito, quanto mais complexo for o caso, maior será a quantidade de leitura necessária para desenvolvimento da defesa.

Se a ideia de passar horas e horas passando por processos judiciais e documentos legais é a sua ideia de se divertir, você pode se tornar um advogado. Os advogados também devem escrever bastante sobre estratégias. Portanto, uma carreira em direito pode ser o melhor dos dois mundos.

Tradutor

Os tradutores podem ser mais visíveis nos documentários da televisão e nas cúpulas do governo, mas grande parte de seu trabalho é feito em papel ou online. Tornar-se um tradutor pode ser uma ótima opção para quem gosta de ler e também gosta do estudo das Línguas.

Arquivista

Se a ideia de passar horas vasculhando livros antigos e manuscritos traz um sorriso ao seu rosto, você tem o coração de um arquivista. Os arquivistas trabalham em bibliotecas, hospitais, museus, universidades e muito mais. Excelentes habilidades organizacionais são uma obrigação!

Se identificou com algumas dessas profissões? Compartilhe sua opinião conosco!